SIENP
Simpósio Internacional de Estomaterapia do Noroeste Paulista

  • 26 a 28 de abril de 2018
    Vol. 4, abril ISSN: 2526-7078
  • São José do Rio Preto, SP - Brasil
    Teatro UNIP (Campus JK)
  •  
    Trabalho

    Tema: Outro

    Modalidade terapêutica de enfermagem aplicada em oncologia.

    JULIANA CRISTINA ZILLI, LETICIA APARECIDA MACHADO, JOELMA DAIANE DA SILVA, RUBENS DA SILVA BETTI/JOÃO JUNIOR GOMES

    Introdução: Instrumentos terapêuticos como modalidades não convencionais de natureza ambiental, manipulativa, mental-cognitiva e energética podem ser utilizados pelos enfermeiros na sua prática assistencial. Essas práticas devem estar fundamentadas no bem-estar biopsicossocial e espiritual a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida e minimizar o sofrimento da doença oncológica. Objetivo: Identificar na Revista Brasileira de Cancerologia (RCB) as publicações sobre modalidades terapêuticas em enfermagem aplicada em oncologia no período de 2.009 à 2.014. Método: Trata-se de revisão de literatura, dos artigos publicados na Revista Brasileira de Cancerologia. Resultados: A amostra foi constituída de trás artigos que abordavam de forma mais completa e consistente o tema pesquisado. As publicações ocorreram nos anos 2009 (BARRANCO, et al) 2011 (ALVES, et al) e 2012 (AGRA, et al). Com relação a metodologia dos artigos, verificou-se um estudo tipo qualitativo, um quantitativo e uma revisão integrativa em cuidados paliativos. O estudo de Barranco (2009), discutiu a interface da liderança de enfermagem com subjetividade e a sua intervenção na organização de espaços saudáveis de trabalho em Unidades Oncológicas. O estudo de Alves (2011), avaliou o nível de conhecimento de profissionais da enfermagem sobre fatores que agravam ou aliviam a dor. Agra (2012), avaliou cuidados paliativos, sintetizando as contribuições de estudos e apontando evidencias de ações de enfermagem para pacientes com feridas neoplásicas em cuidados paliativos. Considerações Finais: A Revista Brasileira de Cancerologia tem contribuído demasiadamente na divulgação dos avanços em oncologia, entretanto a temática que objetivou esta pesquisa, ainda existem poucos estudos na área de enfermagem.

    Palavras-chave: Cuidados de Enfermagem Terapias Complementares Enfermagem Oncológica Oncologia


    1. AGRA, G., et al. Cuidados Paliativos ao Paciente portador de Ferida Neoplásica: uma Revisão Integrativa da Literatura. Revista Brasileira de Oncologia 2013 v 59(1): 95-104.
    2. BARRANCO, E., et al. O Líder de Enfermagem em Unidades Oncológicas: Intervenções da Subjetividade na Organização de Espaços Saudáveis de Trabalho. Revista Brasileira de Oncologia 2010 v 56(2):213-218.
    3. SALIMENA, A. M. O. MARTINS, B. R. MELO,. M. C. S. C., BARA, V. M. F. Como mulheres submetidas a quimioterapia antineoplásica percebem a assistência de enfermagem. Revista Brasileira de Cancerologia 2010 56 (3): 331-340.
    Garanta já
    a sua vaga
    QUERO ME
    INSCREVER AGORA
    Compartilhe esse Evento
    PROMOÇÃO E REALIZAÇÃO


    PATROCINADORES

    APOIO CIENTÍFICO

    APOIO INSTITUCIONAL